PARTICIPAR NO RNOD 
 
QUEM PODE PARTICIPAR

Mediante assinatura de um Acordo de Fornecimento de Dados, podem participar no RNOD livremente e sem custos, quaisquer organizações portuguesas, públicas ou privadas, que disponibilizem, ou venham a produzir e disponibilizar, conteúdos digitais e digitalizados de coleções de bibliotecas ou acervos afins e que pretendam alargar a sua acessibilidade e visibilidade online.

Não se destinando a acervos de arquivo e de museus, para os quais existem outros agregadores sectoriais, o RNOD pode, no entanto, integrar registos para objetos de arquivo ou museu que estejam incluídos em coleções de bibliotecas e descritos nos seus sistemas de informação.

COMO PARTICIPAR

PRÉ-INSCRIÇÃO NO RNOD: para se tornar Parceiro do RNOD, realize a pré-inscrição em http://rnod.bnportugal.gov.pt/preregisto/;

ASSINATURA DO ACORDO DE FORNECIMENTO DE DADOS: após a pré-inscrição, ser-lhe-á enviado por correio eletrónico o Acordo de Fornecimento de Dados (link)
 que depois de assinado deve ser devolvido à Biblioteca Nacional de Portugal;

AUTENTICAÇÃO NO SISTEMA RNOD: após a receção do Acordo de Fornecimento de Dados a sua inscrição será validada e receberá por correio eletrónico os dados necessários para aceder à plataforma como Parceiro RNOD.


COMO FUNCIONA

Os Parceiros RNOD dispõem de acesso autenticado ao back-office do sistema para poderem carregar as suas descrições bibliográficas, sem qualquer custo, de forma autónoma e em ambiente Web.

O sistema RNOD integra os metadados dos objetos digitais a referenciar, compreendendo os dados descritivos e de localização na rede (URL) necessários à pesquisa e ao acesso a cada objeto no endereço em que a entidade detentora o disponibiliza.

Os participantes são autónomos na alimentação do RNOD, podendo escolher diversos modos de trabalho que permitem:

  • Inscrever um servidor OAI-PMH próprio para recolha automática dos seus registos de objetos digitais para inclusão no RNOD;
  • Importar registos para o RNOD por ISO 2709; 
  • Copiar diretamente registos da PORBASE para o RNOD e adicionar-lhe os dados de acesso;
  • Proceder à criação manual de registos, através de um interface simples e amigável

Os participantes podem decidir o nível de metadados e os critérios de exportação, sendo possível:

  • Distinguir diferentes níveis de registo - quer para itens individuais quer para grupos ou coleções ainda não descritos individualmente;
  • Registar material já digitalizado ou intenções de digitalização; 
  • Definir a opção de exportação ou não para a Europeana e outros portais internacionais;
  • Designar diferentes tipos de direitos de acesso (acesso livre, acesso condicionado, acesso pago, ou não definido).

Os serviços RNOD asseguram a conversão dos seus metadados para o esquema de dados da Europeana e de outros portais, bem como os respetivos mecanismos de exportação. O resultado é uma amplificação do acesso aos seus recursos, a nível nacional e internacional.


REQUISITOS TÉCNICOS

DISPONIBILIZAÇÃO E MANUTENÇÃO DOS OBJETOS DIGITAIS ONLINE

Os Parceiros RNOD asseguram a disponibilização e manutenção online dos seus objetos digitais, pelos seus próprios meios. O RNOD apenas inclui e mantém os metadados necessários à pesquisa, localização e acesso a esses mesmos objetos.

FORNECIMENTO DE METADADOS DOS OBJETOS DIGITAIS OU REGISTOS DE INTENÇÃO

Os Parceiros integram no RNOD os metadados necessários para descrever e dar acesso aos objetos digitais ou registos de intenção de digitalização. Esses metadados podem ser criados diretamente no sistema RNOD, importados da PORBASE através de uma aplicação RNOD, ou das suas bases de dados através da importação de ficheiro ISO 2709, ou ainda, automaticamente recolhidos por protocolo OAI-PMH.

O RNOD integra todos os metadados provenientes de outros sistemas, designadamente todos os dados constantes em registos UNIMARC. No entanto, não é exigido que os metadados tenham origem. Na ausência de um registo estruturado em UNIMARC, os Parceiros podem criar o registo para um objeto digital, diretamente na aplicação de gestão RNOD.


METADADOS MÍNIMOS PARA PARTICIPAR NO RNOD

Para participar no RNOD existe um conjunto mínimo de metadados obrigatórios, que pode consultar aqui.